• AJUSTE SUA ROTA

15 Pessoas Que Mudaram o Mundo para Melhor

Saiba um pouco mais a respeito de quinze pessoas que promoveram algum tipo de transformação positiva no mundo em que vivemos:




Ada Lovelace: é considerada a primeira programadora da história, pois, em 1940, criou o primeiro algoritmo que pode ser processado por uma máquina. Em uma época em que não existiam computadores, Ada foi capaz de descrevê-los, deixando a sua contribuição para quando eles puderam ser, de fato, fabricados.

Albert Einstein: o físico alemão criou a Teoria da Relatividade, que ajudou a estabelecer a Física Moderna. Recebeu o Prêmio Nobel da Física, em 1921, e é considerado como um dos principais gênios do século 20.


Anne Frank: apesar de ter vivido apenas até os 15 anos, a jovem garota judia conseguiu deixar a sua marca no mundo. Antes de morrer em um campo de concentração, registrou em um diário as experiências vividas no holocausto. Suas memórias se tornaram conhecidas em todo o mundo e até hoje promovem grandes reflexões na sociedade.


Galileu Galilei: peça fundamental para a revolução científica foi um grande físico, matemático e astrônomo. Suas descobertas transformaram a humanidade. Algumas delas são: estudos relacionados ao Movimento Uniformemente Acelerado, Lei dos Corpos e Princípios da Inércia.


Henry Ford: o fundador da empresa de veículos Ford foi o responsável pela criação da linha de produção em série, que é utilizado até hoje em indústrias de todo o mundo. Além disso, criou um modelo de automóvel que revolucionou a indústria e os transportes nos Estados Unidos.


Jesus Cristo: figura central do cristianismo, seus ensinamentos são difundidos e praticados por uma grande parcela da população mundial. É uma figura respeitada em diversas culturas, mas visto de forma diferente dentro de cada contexto religioso.


Mahatma Gandhi: conhecido como o precursor do ativismo pacífico, teve um papel de grande importância para a independência da Índia, que era governada por ingleses. Passou grande parte da sua vida lutando por seu país e sempre pregando a não violência. Também foi um grande representante da tolerância religiosa.


Malala Yousafzai: a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel, Malala é paquistanesa e conhecida pelo seu trabalho em prol dos direitos da mulher e o acesso de meninas à educação que, antes de sua luta, era proibido pelas leis locais do seu país.


Maria da Penha: após viver a experiência de ser agredida diversas vezes e quase morte por seu ex-marido, ela não poupou esforços para que ele fosse punido pela justiça. A brasileira foi a responsável pela criação da lei de proteção à mulher contra a violência doméstica, que hoje ajuda diversas mulheres que estão na mesma situação.


Martin Luther King: um dos maiores representantes da luta pelos direitos civis dos negros. Assim como Gandhi, pregava a não violência e o amor ao próximo. Também abraçou a luta contra a pobreza e a Guerra do Vietnã. Em 1964, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.


Maurice Ralph Hilleman: apesar de seu nome ser menos conhecido do que a maioria das outras pessoas da lista, seu trabalho foi extremamente importante para toda a humanidade. Especialista em vacinas desenvolveu mais de quarenta delas, dentre as mais conhecidas estão: vacina contra o sarampo, hepatites, A e B, pneumonia e varicela.

Nelson Mandela: foi um grande líder africano que também pregava a não violência e lutava contra o Apartheid, um regime segregacionista que impedia que negros tivessem os mesmos direitos civis dos brancos na África do Sul. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz e, um ano depois, tornou-se presidente do seu país, posto em que permaneceu até 1999.

Niels Bohlin: outro nome pouco conhecido, mas que inventou algo que nos protege todos os dias e que já salvou muitas vidas: O cinto de segurança. De origem sueca, Niels criou o chamado modelo cinto de três pontos, que é capaz de oferecer maior proteção ao corpo em caso de acidentes automobilísticos.


Sigmund Freud: grande neurologista e criador da psicanálise, a chamada cura através da fala. Em suas pesquisas, Fred descobriu que muitas doenças tinham origem psicológica e não orgânica e, com isso, revolucionou a forma como a saúde mental era vista e tratada. Uma grande referência até hoje.


Simone de Beauvoir: a escritora francesa foi uma das precursoras da luta pelos direitos da mulher. Em suas obras, abordou temas como política, filosofia e questões de cunho feminista e social.


Tomas Edison: inventor da lâmpada elétrica e do fonógrafo, registrou mais de duas mil patentes. É considerado como um dos principais representantes da revolução tecnológica ocorrida no século 20.


Zilda Arns: nascida no estado brasileiro de Santa Catarina, Zilda era médica especializada em pediatria e saúde pública. Fundou a Pastoral da Criança, uma organização vinculada à igreja católica, e que tem como objetivo promover o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos de idade.


Selecional quinze personalidades para uma lista como essa não é tarefas das mais simples, pois, felizmente, existem muitas pessoas que promoveram mudanças positivas no Brasil e no mundo.


Primeira publicação: 01/11/2019


FONTES:

https://www.ebiografia.com/biografia_pessoas_muito_importantes_historia/

SITE: https://www.revistabula.com/25466-15-mulheres-que-mudaram-o-mundo-para-melhor/

6 visualizações0 comentário

Contate-nos

Grau de Escolaridade