• Edson Pires

A importância do autodesenvolvimento para novos tempos

Autodesenvolver-se parece um conceito muito abstrato, pois nem sempre sabemos o que é o melhor ou não para a nossa vida. O conceito de evolução pode ser complicado de se definir às vezes, mas uma discussão sobre esse fator pode ser muito importante para nossa vida.


Como definir o autodesenvolvimento na minha vida?


Não há como definir se me desenvolvi ou não, se não estabelecer quem sou hoje e o que quero realmente para minha vida. O eu de agora será a base, e o eu do futuro será a meta.


Tente se lembrar de quem você era há alguns anos. Você evoluiu? Talvez seja difícil de responder a essa pergunta, porque existiam pontos negativos em você que foram melhorados, e pontos positivos que foram piorados.


Esse é um desenvolvimento normal da nossa vida, nem sempre seguimos uma linha reta, e a sequência de evolução pode variar de pessoa para pessoa de acordo com a aquisição de novas crenças e valores. Por isso, devemos separar nossa vida em áreas importantes, e definir como quer evoluir em cada uma, buscando sempre o equilíbrio entre elas.


Vamos imaginar que há três anos você ganhava dois mil reais por mês, e agora você ganha quatro mil reais. Foi uma grande evolução na área financeira, mas será que na sua área espiritual e emocional você evoluiu também, ou essa mudança as prejudicou?


Quem sabe, com o salário anterior, você tinha tempo para passar com sua família, orar, ler a Bíblia, e ter momentos de diversão. E agora, com um salário maior, você não tem tempo para nada disso.


Você acha que, no geral, você evoluiu ou não? Depende do que você mais valoriza.


O valor que mais damos às áreas da nossa vida


Apesar de ser complexo definir uma evolução, há coisas que nós podemos ver que foi uma clara melhora. Por exemplo, se você estava viciado em alguma droga, e agora não está mais, com certeza essa foi uma ótima mudança, ou se você não praticava esportes e agora faz atividades físicas três vezes por semana.


A verdade é que valorizamos muito mais uma melhora financeira do que qualquer outra coisa, pelo fato de podermos medir com mais facilidade. Se você hoje ganha o dobro do que ganhava, é muito fácil de identificar, no entanto, se você é mais feliz do que era, a sua memória pode te enganar.


Responda você mesmo: Você é uma pessoa mais feliz agora do que foi no passado?


Se formos olhar somente a questão emocional, as crianças, quando cuidadas por pessoas amorosas, são as mais felizes do mundo.


Uma criança não se preocupa se está arrumada ou não, se tem contas a pagar, ou mesmo se tem brinquedos ou não. Posso lembrar, em meus tempos de criança, quando brincava com pedaços de madeira e pedra os imaginando como personagens animados, travando várias lutas fictícias entre eles.


E brinquedos não faziam falta! Sabe por quê? Porque não existiam comparações com a vida de outras pessoas, nem medo de não agradar outras pessoas ou do que elas iriam pensar. Uma criança é autêntica e inocente, por isso é tão feliz.


É por isso que a Jesus enfatiza em Mateus 18 a nos tornarmos como crianças, à fim de ganhar o Reino dos Céus. A sermos pessoas autêntica, que confiam com todas as forças em Deus, e não ficam preocupadas com o que há de vir.


Conclusão


Como vimos, às vezes é complicado dizer se evoluímos ou não como pessoa em um todo, entretanto, o autodesenvolvimento continua sendo muito importante para nós. Temos que nos focar não somente em uma área da nossa vida para evoluir, mas sim tentar evoluir como um todo, sem deixar nada para trás.


Essa não é uma tarefa fácil, e temos de trabalhar muito duro para realizá-la, contudo, é muito gratificante quando olhamos para trás e vemos que somos pessoas melhores.


Mas não se cobre tanto, todos nós temos altos e baixos em nossa vida, e não podemos evitar que surjam problemas que nos abalem. No entanto, se mantermos nossa confiança em Deus, ele nos guiará para um caminho certo.


Por isso, temos de manter a nossa moral alta e darmos um passo de cada vez, rumo a um projeto de vida que nós estabelecermos, sem termos medo de seguir em frente.


Para uma avaliação precisa sobre seu NÍVEL DE PLENITUDE atual, criamos uma ferramenta simples e revolucionária para lhe ajudar. Disponibilizamos gratuitamente para você. É só clicar no link. https://materiais.ajustesuarota.com.br/viva-com-plenitude

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Contate-nos

Grau de Escolaridade