• Edson Pires

Ajuste a sua rota

Comece a empreender sua vida!

Você comandante do seu barco

O primeiro passo para quem quer mudar sua própria vida é ter um comportamento empreendedor. Você precisa compreender que conduzir sua vida significa adotar um modo de pensar e agir de forma inovadora, identificando e criando oportunidades, inspirando, renovando, assumindo a direção, o controle, as rédeas das situações. É preciso decidir e ser o “comandante do seu barco” e intencionalmente produzir novos resultados através de suas ações, mas para isso, é fundamental buscar conhecimento. É necessário abandonar, definitivamente, a ideia de que você é vítima das circunstâncias, das crises econômicas, da sua família que sempre foi pobre, do relacionamento que não deu certo, das dietas que não ajudaram em nada, do chefe mal-humorado, dos filhos, do cônjuge e partir para ação. Lembre-se: se você responsabiliza outras pessoas pelos seus resultados, você está colocando o comando da sua vida nas mãos dessas pessoas..



Como obter resultados diferentes

Um homem ou mulher que deseja ter resultados diferentes, precisa fazer coisas diferentes. Se você continuar a fazer as coisas do jeito que faz há dez anos, quais as chances de obter resultados diferentes? Nenhuma, certo? Há alguns anos, no início da minha carreira como professor, participei de uma reunião onde o secretário falava sobre os resultados dos alunos no ensino fundamental. O fato era que muitos concluíam as séries iniciais e ingressava no 6º ano sem saber ler e escrever o suficiente para acompanhar o ritmo de ensino da nova turma. O secretário de educação do município comentava que muitos professores tinham seus planos de aula, porém eram escritos à mão, em um caderno cujas folhas estavam amareladas e desgastadas pelo tempo. Parecia algo sagrado, e não ousavam fazer qualquer alteração no seu conteúdo, nem ao menos nas metodologias de ensino, usavam os mesmos planos de aula ano após ano, obtendo sempre os mesmos resultados, apegados ao princípio de que: se uma geração inteira aprendeu dessa forma, porque eu deveria mudar. "O problema está nos alunos, não em mim ou meu método ou estratégia de ensino". Segundo o secretário as aulas poderiam ser muito mais atrativas e agradáveis se os professores compreendessem que estamos em um mundo de constantes transformações, e o que foi usado no passado e deu certo, não significa que dará os mesmos resultados nos dias atuais.



A renovação da mente

A renovação da mente é algo indispensável para quem pretende ter melhores resultados em qualquer área da vida. Em sua carta aos romanos o apostolo Paulo afirma: e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 Se há alguma dúvida quanto ao que é a renovação da mente olhemos para a vida do próprio apostolo que era um homem culto, poliglota e tinha dupla nacionalidade. Ele decidiu, isso mesmo, ele tomou a decisão de ser um apostolo de Cristo e fazer a diferença como tal, não se importando com o que diziam seus pares. Ele compreendeu que o que ele fazia era errado. Seus vastos conhecimentos não estavam servindo a um bom propósito, então passou a estudar e aprender sobre as doutrinas daquele que seria seu novo mestre.


Primeira publicação: 01/11/2019

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo